09 outubro, 2010

Zenvo ST1


 Com uma produção limitada a 15 unidades, Zenvo ST1 promete sensações de arrepiar fruto dos 1104 cavalos debitados pelo seu motor é a última novidade em carros ao alcance de muito poucos... Chama-se ST1 e é um desportivo desenvolvido pela empresa dinamarquesa Zenvo Automotive, apresentado no Salão Automóvel de Dubai, e que agora é exposto no centro de Bella, em Copenhaga.

Entretanto, a empresa divulgou um vídeo (mais abaixo) em formato de «teaser», onde se pode ver o ST1 exibindo as capacidades dos 1104 cavalos e os 1430 Nm de binário máximo às 4500 rpm, extraídos do motor V8 sobrealimentado que o equipa, e ao qual se associa uma caixa de seis velocidades manual.


As prestações anunciadas são fáceis de memorizar: 3,2 segundos para cumprir os clássicos 0-100 km/h e uma velocidade máxima de 375 km/h.

A carroçaria deste coupé é composta, na sua maioria, em fibra de carbono. A produção do Zenvo ST1 está limitada exclusivamente a 15 unidades. Os fundadores da Automotive Zenvo, Jesper Jensen e Vollertsen Troels, acreditam que só assim, com uma edição muito limitada, poderá suscitar o interesse dos potenciais compradores.

Para além da potência e exclusividade, o super-carro dinamarquês também oferece um nível de equipamento elevado, incluindo ar condicionado automático bi-zona, airbag para condutor e passageiro, cruise control, vidros eléctricos, três modos de condução, head-up display, entre outros.

O preço ainda não foi divulgado mas deverá ser, no mínimo, proibitivo.

Veja o vídeo do ST1.

08 outubro, 2010

Kinect para Xbox 360


O Kinect(Anteriormente chamado de "Project Natal") é o nome de um projecto encabeçado pela Microsoft para seu console de videogame de última geração Xbox 360, que tem ainda como colaboradora a empresa Prime Sense. O projecto visa criar uma nova tecnologia capaz de permitir aos jogadores interagir com os jogos eletrônicos sem a necessidade de ter em mãos um controle/joystick, inovando no campo da jogabilidade, já bastante destacado pelas alterações trazidas pelo console Wii, da Nintendo. [Veja o vídeo a baixo].

  
Nome de Código
O nome "Natal" faz referência a cidade brasileira de Natal no Rio Grande do Norte. "Um de nossos pesquisadores, Alex Kipman, é do Brasil e ele escolheu a cidade de Natal como um tributo a seu País. Além disso, ele sabia que Natal também significa nascer, em latim. Considerando o novo público que será atraído ao Xbox 360 pela novidade, o nome encaixou perfeitamente”, respondeu a empresa.

Funcionamento
Há duas câmaras: uma RGB, que reconhece o rosto e exibe vídeos, e outra infravermelho (IR), para reconhecer movimento e profundidade. Por que uma câmara IR? O olho não vê a luz infravermelha. E quando se combina uma câmara IR com um emissor IR (que faz parte do Natal), a sala fica inundada com um espectro de luz invisível que funciona até no escuro. O Natal também possui um sistema de processamento interno para lidar com a quantidade não especificada de trabalho em reconhecer imagem e voz de forma inteligente. Ele divide o corpo humano em 48 pontos, identificados em tempo real, e ele reconhece o corpo todo no espaço-Z — ou seja, o Natal têm noção de profundidade. De fato, num mapa de calor (heatmap) que mensurava profundidade, minhas mãos pareciam mais quentes que meus ombros, porque elas estavam mais perto do aparelho. O Natal é tão esperto que, se sua sala tiver dois sofás que limitem o espaço de jogo, ele envia um sinal ao jogo para estreitar o espaço. Ele consegue reconhecer uma dimensão de 38 por 51 centímetros da sala, de acordo com estimativas informais do líder do Project Natal, Kudo Tsunoda.


 


Sensor
O sensor do Kinect (Project Natal) tem cerca de 23 cm de comprimento horizontal. Ele têm 5 factores principais: 1º. Câmara RGB (Red, Green, Blue) que permite o reconhecimento facial perfeito da pessoa que para em frente do console. 2º. Sensor de profundidade, que permite que o acessório escaneie o ambiente a sua volta em três dimensões. 3º. Microfone embutido, que além de captar as vozes mais próximas , consegue diferenciar os ruídos externos. Dessa forma, barulhos ao fundo não atrapalham o andamento do Kinect. O microfone também é capaz de detectar várias pessoas diferentes em uma sala (só não se sabe se a precisão é perfeita, já que é comum, por exemplo, irmãos com vozes parecidas). 4º. Próprio processador e software. 5º. Detecta 48 pontos de articulação do nosso corpo, ou seja, possui uma precisão sem precedentes.



05 outubro, 2010

Telemóvel com tela touch-screen à base de água é totalmente transparente.

 

O designer sul-coreano Ku Bon-Seop desenvolveu um conceito de telemóvel que foi baptizado de “Aqua”. Sua inspiração para criá-lo surgiu enquanto desenhava com água sobre uma mesa – daí também veio a ideia para o nome, pois a palavra significa “água” em latim.

Com um corpo totalmente transparente e uma interface gráfica no mesmo estilo, o aparelho completamente futurista seria acompanhado de um visor feito de AMOLED para melhor a experiência do usuário ao manusear o modelo.

O ponto de partida da interface seria uma tela touch-screen feita à base de água.   A bateria, seguindo a mesma linha, seria líquida – além de ser ecologicamente correcta e pouco poluente, também ajudaria a manter a transparência do Telemóvel.



Por mais incrível que pareça, neste modelo o usuário poderia apagar qualquer ícone da tela simplesmente ao esfregá-lo usando suas mãos. Apesar de toda a tecnologia por trás desse modelo-conceito, seu diferencial seria somente visual, pois a estrutura interna do aparelho não permitiria que ele viesse com muitas opções de uso, ou seja, provavelmente ficaria limitado a realizar ligações e enviar mensagens.