21 outubro, 2010

WAVE - Adega Inteligente



Não faz sentido beber vinho que não foi envelhecido o suficiente, ou comprar vinho em grandes quantidades se você não possui uma adega adequada para armazená-lo. Para aqueles que estão neste meio, uma boa opção é o WAVE Sonic Wine Ager And Refrigerator (Climatizador e Envelhecedor de Vinho Sonico WAVE).
O WAVE é uma adega conceito, que permite o usuário envelhecer rapidamente diversas garrafas de vinho por meio de prateleiras duplas na parte interna que emitem ondas supersônicas que agem nas moléculas de vinho envelhecendo-as.
O sistema possui controles sensíveis ao toque, e a navegação do usuário permite determinar o a velocidade de envelhecimento do vinho de forma tão simples quanto o toque de um botão. Um gráfico colorido na tela mostra quão pronto o vinho está, e se o circulo correspondente à uma garrafa ficar muito escuro é melhor beber aquela garrafa logo, pois em breve o vinho começará a estragar.




O WAVE possui ainda um sistema de resfriamento magnético baseado no efeito magneto-calorífico, que nada mais é que a propriedade que alguns materiais possuem de esquentarem-se quando expostos à um campo magnético e resfriarem-se rapidamente assim que retirados da área de ação magnética.
As informações sobre o vinho contido no sistema também podem ser visualizadas facilmente no painel touchscreen por meio de tecnologia de identificação por onda de rádio (RFID). Desta forma, devido ao fato do consumidor não precisa retirar a garrafa do sistema para obter informações sobre ela, o WINE quase não possui perda de energia térmica por conta da abertura da porta principal.



Devido à sua ação magnética e ao sistema de informações na tela, o custo de energia do WINE é cerca de 40% menor que um equipamento similar que não utilize a tecnologia, e a emissão de carbono é bastante reduzida. Além de ser um ótimo presente para sommeliers preocupados com o meio ambiente, ou para ambientalistas fanáticos por vinhos.


18 outubro, 2010

China desenvolve autocarro que “sobrevoa” transito

Para reduzir os engarrafamentos na estrada, a China decidiu desenvolver um novo tipo de transporte público – o 'Straddling bus' – e já poderá estar a circular em Pequim no final deste ano. A capital chinesa já se encontra em preparativos para receber o autocarro futurista e, para isso, várias linhas de carris já foram instaladas nas estradas para testá-lo.
O número de automobilistas explode a cada ano e mais de dez milhões de carros particulares foram vendidos em 2009 – tornando este país no maior mercado automobilista do planeta. Contudo, existe uma enorme consequência: os engarrafamentos acumulam-se nas maiores cidades, que apesar do desenvolvimento do metro, não se conseguem adaptar com rapidez.

A empresa chinesa Shenzhen Hashi Future Parking Equipment Co decidiu responder a este problema, promovendo maior fluidez no trânsito com a criação deste inédito autocarro, já apresentado na Expo Internacional de «High-Tech», em Pequim. O meio de transporte, semelhante a um gigante eléctrico, anda sobre carris que enquadram a estrada e está dois metros elevado sobre os veículos que passam debaixo, como se este funcionasse como um túnel. Desta forma, o autocarro não bloqueará a circulação.

As estações também serão construídas em altura, já que o 'Straddling bus' terá 4,5 metros. Poderá circular a 60 quilómetros por hora e transportar entre 1200 e 1400 passageiros de uma só vez. Estima-se que possa contribuir para a redução de engarrafamentos até 30 por cento e será amigo do ambiente – foi concebido para funcionar a energia solar.