Muitos de vocês tiveram a oportunidade de assistir ao nascimento da série Medal of Honor na velhinha Playstation e que posteriormente teve direito a uma versão totalmente "diferente" no PC. Este último, Medal of Honor: Allied Assault, foi, sem duvida, um catalisador para série Medal of Honor tornando-se rapidamente num jogo de referência para os FPS. Medal of Honor: Allied Assault levava-nos a conhecer mais um pouco da história da 2ª guerra mundial, assim como, nos deixava entrar no mundo multiplayer que, na altura, ainda estava nos seus princípios.
Com o sucesso que Medal of Honor: Allied Assault obteve, a EA continuou a dar azo à mesma através de expansões e de várias sequelas espirituais que nos mostravam vezes e vezes sem conta a 2ª Guerra Mundial. Jogadores por todo o mundo começaram-se a fartar até surgirem jogos como Battlefield 2 (apenas multiplayer) e Call of Duty 4: Modern Warfare que, pela primeira vez, se focavam na guerra moderna e deixavam a 2ª Guerra Mundial para trás das costas.
A EA continuou a apostar nesta guerra moderna, não através do Medal of Honor mas sim, através de Battlefield: Bad Company que foi ganhando fama com os seus cenários destrutíveis e o seu multiplayer que, aos poucos, foi conquistando público, principalmente, depois de ter saído a sequela intitulada de Battlefield: Bad Company 2. Depois deste sucesso, a EA achou que estava na hora de pegar na sua série principal e anunciou o regresso de Medal of Honor ou Medal of Honor 2010 (como muitos lhe chamam). Como já era de esperar, a Electronic Arts deixou a 2ª guerra mundial de lado e prepara-se para levar, pela primeira vez, Medal of Honor à guerra moderna, e com o multiplayer a cargo da experiente DICE.
Se estão dentro do assunto, então sabem que a DICE (ex Digital Illusions CE) tem largos anos de experiência no que toca ao multiplayer, não fosse ela, a responsável por inúmeros Battlefield que fizeram as delicias de gamers espalhados por esse mundo fora e, como o MyGames está sempre em cima do acontecimento, nós tivemos acesso à Closed Multiplayer Beta do Medal of Honor, o que quer dizer que irei descortinar um pouco do que está para vir.
Antes de mais, há que realçar que é uma Closed Multiplayer Beta, ou seja, é uma beta restrita e está numa fase em que contém muitos bugs e glitchs. Por outras palavras, esta Closed Multiplayer Beta de Medal of Honor não representa o produto final e, certamente, a maior parte destes bugs e glitchs serão corrigidos até à data de lançamentos do jogo.
Feito o aviso, devo confessar que estou expectante em relação ao multiplayer deste Medal of Honor, nomeadamente, devido ao facto de ser feito por uma das melhores produtoras no ramo, a DICE. A Closed Multiplayer Beta de Medal of Honor tem cerca de 700 MB e oferece-nos a possibilidade de testarmos 2 modos de jogos: Combat Mission e Team Assault. Mas antes de lá irmos, vou-vos explicar um pouco do que se encontra no menu de jogo.
O menu da Closed Multiplayer Beta de Medal of Honor é simples e contem um interface muito amigável, facilitando - e muito - a navegação pelos mesmos. Existem 2 opções principais, mas um dos destaques vai para o carreer que, ao contrário do que possam pensar, serve para vocês gerirem o vosso equipamento e verificar as vossas estatísticas, assim como, prémios atribuídos pela nossa prestação no terreno de combate. As classes à nossa escolha são apenas 3: Rifleman, Special Ops e Sniper. Cada classe oferece tipos de armas diferentes, com diferentes características fazendo com que o jogador tenha de escolher a que melhor se adapta ao seu estilo de jogo. Também é possível pré-configurar as classes das duas facções presentes no jogo, o que faz com que não percamos tempo a trocar o equipamento e a pôr o nosso "eu" virtual ao nosso gosto quando nos encontramos já online. Como já foi dito, os dois modos de jogo disponíveis são: Combat Mission e Team Assault. O primeiro modo, é muito semelhante ao rush de Battlefield: Bad Company 2, ou seja, a nossa equipa tem um determinado objectivo que muda consoante este seja cumprido por nós , enquanto a equipa adversária terá que nos impedir de o cumprir. Por cada objectivo cumprido ganhamos pontos e a equipa que tiver mais pontos, obviamente ganha. O Team Assault é o velho modo conhecido como Team Deathmatch, onde duas equipas de 12 (total de 24) se defrontam pela supremacia militar da região.
Depois do loading do mapa iremos escolher 1 das 3 classes que mencionei alguns parágrafos acima, no entanto, Medal of Honor tem um pormenor interessante que passa pelo facto de nos dar a escolher se queremos fazer respawn atrás da linha dos inimigos ou na frente de combate. Esta opção é particularmente interessante, se pensarmos na ajuda que isto vai dar em termos de reforços numa determinada zona de combate, ou seja, se jogarmos em equipa esta opção vai ser útil caso uma frente de combate esteja a ceder ao inimigo. Já no caso dos Snipers, a particularidade de começarmos num sitio sem "barulho" torna-se essencial para nos infiltrarmos no terreno e obtermos uma posição estratégica no terreno de combate. No final das contas, cabe ao utilizador ou à equipa gerir esse factor e correr os riscos que daí advêm.
Se achavam que Battlefield: Bad Company 2 era um misto entre Battlefield e de Call of Duty: Modern Warfare 2, então vão ficar "surpreendidos" com este Medal of Honor. A DICE fez algumas alterações no que toca à jogabilidade e, principalmente, quando comparado com o seu título anterior. Como sabem em Battlefield: Bad Company 2 o jogador depende dos médicos para o curar, no entanto, a DICE incorporou o sistema de vida do Call of Duty: Modern Warfare 2 (e não só) neste Medal of Honor, o que quer dizer que quando estiverem gravemente feridos o ecrã ficará todo vermelho e terão de se abrigar para restabelecer a vida em segurança. Executar um melee attack, quando comparado com Battlefield: Bad Company 2, tornou-se muito mais fácil e fluído como em Call of Duty: Modern Warfare 2, isto é, basta pressionarmos o "R3" para usarmos a faca no nosso inimigo.
A DICE também adicionou as famosas killstreaks, contudo, e pelo que pude testar, estas têm uma pequena particularidade quando comparadas com a do Call of Duty: Modern Warfare 2. Quando atingimos uma killstreak de 3 são nos oferecidas 2 opções: UAV e Mortar. Desta maneira, a DICE oferece-nos uma maior componente estratégica, pois cabe ao jogador ver o que é mais necessário na altura. Tenham atenção que estou a falar na Closed Multiplayer Beta do Medal of Honor, o que significa que na versão de retalho pode ou não ser possível alterar as mesmas.
À medida que vão subindo de nível vão desbloqueando novas armas e acessórios para as mesmas, mas um facto curioso deste Medal of Honor é que à medida que vão avançando no sistema de rank a vossa barba vai crescendo. Pode parecer parvo mas, efectivamente, a barba é um símbolo "veteranismo" em Medal of Honor e o facto dela crescer consoante o nosso nível de experiência é, no mínimo, engraçado.
Nesta fase beta, Medal of Honor apresenta uns gráficos muito razoáveis mas longe do melhor que anda pela industria dos videojogos, actualmente. Porém, há que destacar que as duas facções presentes, US Army e Taliban, estão fielmente reproduzidas, com equipamentos e armas condizentes às mesmas. Contudo, é curioso verificar as inscrições árabes no armamento dos Taliban e até o facto de se poder activar explosivos através de um telemóvel. Todavia, ao contrário de Battlefield: Bad Company 2, Medal of Honor não possui cenários destrutíveis, a única coisa que vão ver a destruir-se são caixotes de madeira e outros objectos mínimos do cenário. O cenário reflecte a zona de guerra, onde é possível ver as marcas deixadas por munições e explosões que tenham ocorrido naquela zona mas nada que se assemelhe ao Battlefield: Bad Company 2. No que toca ao som, podem contar com sons distintos para cada arma, explosões e o assobio quando algo rebenta perto de nós. De forma a tornar o jogo mais realista, as habituais "larachas", dos soldados americanos e dos taliban, estão presentes e na sua língua respectiva, como acontece na maioria dos jogos de guerra moderna da actualidade.
0 comentários:
Postar um comentário